Gestão estratégica e otimização de recursos

Trabalhamos com as empresas no sentido de otimizar o uso de seus recursos, sejam eles humanos, materiais ou financeiros. Quase todas as empresas possuem excesso de capacidade produtiva não aproveitada, sejam elas hospitais, transportadoras ou escolas.
A busca pelo uso racional do potencial produtivo pode ser grandemente auxiliada por uma abordagem sistêmica e racional de forma estratégica – dos recursos existentes.
Empregamos para isso a metodologia da teoria das restrições.

Vamos dar um exemplo: Uma clínica de estética e tratamentos de beleza. Perguntei à proprietária qual era o número de ligações recebidas diariamente. A resposta foi “Muitas”! Em seguida questionei “Qual o percentual dos clientes que ligam e não conseguem marcar?” A resposta: “Não sei”. Perguntei ainda “Qual o percentual dos clientes precisa esperar no sistema de PABX e acaba desistindo?”. Novamente a resposta: “Não sei”. Aí perguntei: “Qual o custo médio mensal de sua estrutura?”. A resposta veio com 4 dígitos (quase 5 dígitos). Aí questionei o salário de uma telefonista extra, e a resposta veio com 3 dígitos. Grosseiramente falando, a telefonista representaria cerca de 1% dos custos totais. Minha pergunta seguinte foi: “Se você aumentasse o atendimento em 2%, seria algo que criaria problemas?”. A resposta foi um sonoro “Claro que não!”. “Bem, eu disse, 2% a mais de faturamento certamente pagaria 1% a mais de custos. Talvez isso significaria uns 8 ou 10% de aumento na lucratividade, ou não?”. A resposta foi “Você está me dizendo que por eu economizar e buscar otimizar a telefonista estou perdendo na clínica como um todo?”.
Esse é um exemplo de como ferramentas de investigação sistêmica podem revelar possibilidades insuspeitas de faturamento adicional. Devido a uma mentalidade de economia de custos altamente arraigada, muitas vezes os esquecemos de otimizar O SISTEMA COMO UM TODO e não apenas uma parte dele. Isso cria desperdício e certamente não vai a favor do desejo do empresário.

Nossa metodologia apresenta ferramentas que auxiliam no re-desenho de processos para a otimização do sistema organizacional como um todo.

 

Visitas a este site


Total de visitas:27428
Contando desde:26-11-2009