Como incentivar os funcionários? Mais dinheiro ajudaria?

 

Em alguns casos notamos algo estranho com os sistemas de recompensas que existem dentro das organizações: eles parecem não funcionar bem.

O vídeo a seguir expõe um problema estranho e contra-intuitivo: às vezes aumentar a remuneração leva a uma piora do desempenho.

 

Para aqueles que só acreditam nas fontes oficiais aí segue o link do estudo original financiado pelo Federal Reserve Bank of Boston :

http://www.bos.frb.org/economic/wp/wp2005/wp0511.pdf

O que salta aos olhos aqui é que os autores apenas observaram o trabalho em si e não a capacidade dos trabalhadores. Se alguém está fazendo um trabalho muito abaixo de sua capacidade, realmente o único incentivo capaz de levá-lo nisso é algumas vezes o dinheiro. Ou seja: ele fala para si "já que eu não gosto disso e a única coisa que consigo tirar disso é o dinheiro, então que seja!".

Por outro lado, quando alguém está trabalhando em seu nível adequado de complexidade, mais dinheiro não vai incentivá-lo mais a fazer o trabalho.

Considere o que o palestrante Pink do vídeo acima diz:

Trabalho mecânico: os incentivos funcionam.

Trabalho cognitivo: os incentivos não funcionam, chegando mesmo a piorar os resultados.

 

Apenas considere mudar para isso:

Trabalho abaixo do nível de capacidade do trabalhador: incentivos funcionam.

Pessoal trabalhando ao nível de sua plena capacidade: os incentivos não dão certo, chegam mesmo a obter piores resultados.

 

Precisamos apenas garantir que as pessoas sejam colocadas no nível certo de complexidade e pagá-las de acordo, nem mais nem menos.

 

Visitas a este site


Total de visitas:27423
Contando desde:26-11-2009